terça-feira, 30 de março de 2010

Habilidades e Competências de um administrador



De acordo com o projeto pedagógico da Fundação Getulio Vargas, ser administrador é:
I - Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II - Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação;
III - Refletir e atuar sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV - Desenvolver raciocínio lógico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle;
V - Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI - Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII - Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
VIII - Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.

Assim, entre tantas habilidades e competências necessárias para o exercício da administração, uma se destaca, o Olhar Crítico e Analítico sobre tudo que permeia o ambiente organizacional e é com o esse objetivo de construir um olhar crítico que desenvolvemos juntos esse trabalho.